quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Francisco recorda a importância de se receber a Eucaristia e de se ir à missa todos os domingos

"Conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, se fez pobre por vós a fim de enriquecer-vos com a sua pobreza". Estas são as palavras do apóstolo São Paulo que o Santo Padre propõe como referência para a reflexão nesta quaresma.

A intensa chuva que provocou alagamentos em Roma nos últimos dias não impediu que uma grande multidão participasse na manhã desta quarta-feira (05),da audiência geral na Praça de São Pedro, para ver e escutar o Santo Padre.

O papa entrou na praça às 10H00 no papamóvel coberto e, embora durante menos tempo que nas quartas-feiras anteriores, fez o habitual percurso pelos corredores da praça para saudar e abençoar os fiéis, vindos de todas as partes do mundo.

Francisco abriu a catequese comentando: "Queridos irmãos e irmãs, bom dia! Bom dia, mas nem tão bom assim... Está meio feio hoje!".

O papa deu continuidade nesta manhã à série de catequeses sobre os sacramentos. Hoje o tema foi a Eucaristia.

No resumo da catequese em espanhol, o Santo Padre afirmou:

"A nossa catequese de hoje se concentra na Eucaristia, coração da iniciação cristã e fonte da vida da Igreja. O que vemos, quando nos reunimos para celebrar a missa, nos ajuda a nos introduzir no mistério. No centro, encontramos o altar, uma mesa preparada, que nos leva a pensar em um banquete. Sobre a mesa há uma cruz, para nos mostrar que, nesse altar, é oferecido o sacrifício de Cristo: Ele é o alimento que recebemos sob as espécies do pão e do vinho. E junto à mesa temos o ambão, de onde se proclama a Palavra de Deus, através da qual nosso Senhor nos fala. Quando a Igreja celebra a Eucaristia, ela realiza o memorial da Páscoa do Senhor, em que Cristo se faz misteriosamente presente e no qual nós podemos participar, "comungar", da sua paixão, morte e ressurreição. Assim, a Eucaristia nos configura de modo único e profundo com Jesus, renovando o nosso coração, a nossa existência e a nossa relação com Ele e com os irmãos, além de nos fazer degustar de antemão a comunhão com o Pai no banquete do Reino dos céus".

A seguir, o papa saudou "cordialmente os peregrinos de língua espanhola, em particular os grupos provenientes da Espanha, da Argentina e de todos os países latino-americanos. Peçamos que a celebração da Eucaristia mantenha a Igreja sempre viva e faça com que as nossas comunidades se distingam pela caridade e pela comunhão".

Depois da saudação e do resumo da catequese nos vários idiomas, Francisco dedicou um pensamento especial a todos aqueles que estão sofrendo as intensas chuvas na Toscana e em Roma. O papa pediu que todos prestem apoio com "esforço, amor e solidariedade".

Outro pensamento especial foi dedicado aos jovens, aos recém-casados e aos doentes. A estes últimos o papa já tinha saudado antes de se dirigir até a praça, porque eles acompanham a audiência de dentro da Sala Paulo VI, por meio de telões. O pontífice recordou que hoje celebramos a memória de Santa Ágata, virgem e mártir.

"Sua virtude heroica nos estimule, queridos jovens, em particular aos estudantes das Escolas das Congregações de São João Batista, a compreender a importância da pureza e da virgindade; que ela ajude os queridos enfermos a aceitar a cruz em união espiritual com o coração de Cristo e encoraje os queridos recém-casados a compreenderem o papel da mulher na própria vida familiar".

A chuva concedeu alguns instantes de trégua no final da audiência, permitindo que o papa saudasse os fiéis de ambos os lados da praça. Um dos grupos lhe ofereceu um pouco de mate, que o Santo Padre bebeu com alegria.

Zenit.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário