sábado, 9 de junho de 2012

Dia Estadual da Pessoa com Deficiência é comemorado no Piauí



O dia 9 de junho é comemorado o Dia Estadual da Pessoa com Deficiência. Essa data marca o avanço das ações governamentais em prol dessas pessoas, como a entrega de mais de 16 mil carteiras de Passe Livre em todo o Estado.

A Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), em parceria com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Conede), realizou desde o início do ano, oito Conferências Regionais dos Direitos da Pessoa com Deficiência, no interior do estado e em Teresina. Os eventos serviram de preparação para a Conferência Estadual que será realizada nos dias 28, 29 e 30 de junho, no Atlantic City, em Teresina.

De acordo com o secretário estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Helder Jacobina, o Piauí é hoje uma referência na assistência à pessoa com deficiência. “Em novembro vamos sediar o Encontro Nacional de Gestores da Pessoa com Deficiência e atualmente estamos na vice-presidência nacional do Fórum de Gestores. O Piauí é um dos estados com a legislação mais avançada em relação à pessoa com deficiência. Inclusive, na próxima semana vamos receber a visita da assessora técnica da Superintendência dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado da Bahia, que virá conhecer o nosso trabalho com o passe livre”, destaca o secretário.

Durante a realização da Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a Ministra Maria do Rosário, da Secretaria Nacional dos Direito Humanos, virá fazer o lançamento local do Plano Viver Sem Limites. “Este será um dos grandes momentos para as pessoas com deficiência no nosso Estado, pois eles vão estar no centro das atenções da nação nesse dia”, afirma Helder Jacobina.

Em comemoração pela passagem do Dia Estadual da Pessoa com Deficiência, a Assembleia Legislativa vai realizar uma sessão solene na próxima segunda-feira, 11, a partir das 9:00h. “O dia estadual da pessoa com deficiência surgiu com a finalidade de agregar todas as pessoas com deficiência, seja ela visual, auditiva, motora ou intelectual. O maior marco foi a criação da Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência, que é uma secretaria específica para o desenvolvimento e implantação de ações que contemplem as pessoas com deficiência”, explica o secretário.

Fonte: http://piauinoticias.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário