quarta-feira, 27 de junho de 2012

Nota de falecimento.


Faleceu na madrugada desta quarta-feira (27), o frade franciscano Antônio Cúrcio, de 91 anos, natural de Montefalcone di Val Fortore, Itália.

Frei Antônio se instalou em Floriano no início dos anos 60, quando fundou o Colégio Industrial que se transformou numa grande referência em educação em todo o Estado do Piauí.

A 1ª Missa de Corpo Presente vai acontecer às 11:00 da manha na Paróquia Nossa Senhora das Graças onde será velado o corpo de Frei Antônio Curcio.

Frei Antônio Curcio, um Fiel a Deus que contribuiu com o nosso progresso de Floriano, através de seu trabalho, dedicação, força e determinação.

Biografia: Nasceu na Itália, na cidadezinha de Montefalcone di Val Fortore, no dia 10 de julho de 1920, de um casal muito querido: ele, Michele (Miguel) Curcio, respeitado pela sua justiça; ela, Genoveffa (Genoveva) Valénzio Curcio, pela sua inteligência e sua liderança na comunidade.

Frei Antonio tinha e tem a educação no sangue. Durante o ano de 1967, enquanto estava construindo o Convento no bairro Ibiapaba, efetuou uma pesquisa abrangendo a evolução de Floriano no período de 1940 a 1960, focalizando especialmente a educação. O resultado da pesquisa o convenceu a criar um centro que mudasse o tipo de educação vigente naquela época. Era necessário olhar a criança e o jovem como pessoa, tendo como base a família, a sociedade, a religião e uma sólida cultura, desenvolvendo as potencialidades e habilidades de cada um.

Fundou assim o Colégio Industrial São Francisco de Assis e iniciou as aulas no mês de abril de 1969. A aceitação por parte da comunidade foi grande e os órgãos educacionais do Piauí: a Delegacia Regional do Ensino, o Conselho Estadual, a Secretaria de Educação, se manifestaram dando o maior apoio à filosofia educacional preconizada pelo Colégio Industrial.

Atualmente, o frade franciscano estava convalescendo de sérios problemas de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário