segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Frei Eduardo Ferreira é ordenado sacerdote em Floriano


Aconteceu na noite deste sábado (05), a ordenação presbiteral de Frei Eduardo Ferreira de Brito, ofm, na Igreja de Nossa Senhora das Graças, Floriano.

A ordenação foi presidida pelo bispo diocesano Dom Valdemir Ferreira dos Santos e contou com a presença do bispo emérito Dom Augusto Rocha, párocos de Floriano e de outras cidades, familiares e correligionários do religioso, além de pessoas de cidades como Teresina, Antônio Almeida, Marcos Parente, Landri Sales, dentre outras.

O sacramento da Ordem é constituído por três etapas: episcopal, diaconal e presbiteral. Cada qual possui um rito de ordenação próprio, porém o comum entre eles é a imposição das mãos e a prece de ordenação.

A ordem presbiteral é denominada também sacerdotal. Segundo o Pontifical Romano, a ordenação presbiteral é constituída por seis partes: eleição do candidato; homilia; propósito do eleito; ladainha; imposição das mãos e prece de ordenação; unção das mãos e entrega da patena e do cálice.

Como as demais ordenações, a sacerdotal é realizada dentro da Eucaristia. Logo após a Liturgia da Palavra, dá-se início ao Rito de Ordenação Presbiteral.

A ordenação é um acontecimento festivo para a igreja, tendo sua culminância no momento sublime em que o religioso prostra-se por terra manifestando assim o reconhecimento de sua nulidade, humildade, fraqueza e pequenez diante da grandiosidade do ofício que vai assumir.

Fonte: FlorianoNews

Nenhum comentário:

Postar um comentário