quarta-feira, 21 de março de 2012

Bote Fé Teresina: preparação para a Jornada mundial da Juventude.


“No peito eu levo uma cruz, no meu coração o que disse JESUS”...

No ultimo dia 17, na cidade de Teresina, aconteceu o Bote Fé, evento em preparação para a Jornada Mundial da Juventude, o evento reuniu cerca de doze mil pessoas, os ingressos que eram trocados por um quilo de alimento esgotaram dias antes. A Jornada Mundial da Juventude que acontecerá em julho de 2013 é um grande evento organizado pela Igreja Católica, pra se ter uma idéia um evento como o Rock’n Rio recebe cerca de cem mil pessoas e a JMJ cinco milhões, mais do que a Copa e as Olimpíadas juntas.

O que chamou a atenção nesse evento foi a dedicação da juventude, um evento com líderes jovens e engajamento de muitos, tudo preparado para receber a cruz da JMJ e o ícone de Nossa Senhora.

Foram vários dias de preparação para receber os símbolos da Jornada, na tarde do dia 17 o Pe. Sávio do setor de juventude da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) falou aos jovens sobre os preparativos para a missão que nos espera em 2013, a juventude ouvia com atenção as sábias palavras de Pe. Sávio que deu uma grande noticia a juventude: Teresina pode ser sede da pré- jornada. Será realizada uma Semana Missionária Pré-Jornada no Brasil a idéia esta sendo estudada para que a partir de agora haja sempre uma semana missionária em preparação para essa grande celebração.

Criada pelo Papa João Paulo II e continuada pelo Papa Bento XVI, esse movimento dá novo ânimo pra juventude em todo o mundo, quem desejar ser voluntário pode se inscrever pelo www.rio2013.com , mais de dez mil pessoas se inscreveram como voluntários e alguns já começaram o trabalho.

O Brasil é um país acolhedor, a três semanas começou uma campanha para receber os peregrinos e daqui a duas semanas será lançado um cd com os doze hinos das últimas doze Jornadas, na oportunidade foram tratados assuntos como segurança e programação do evento. A idéia é que sejam montados 27 palcos em 2013 e que aconteçam shows simultâneos no Rio.

Quanto à segurança do evento, o Rio de Janeiro tem o segundo maior centro de segurança do mundo com mil e duzentas câmeras o que facilitará e muito na hora de fazer o monitoramento, serão cinco dias de louvor e adoração, contaremos com a visita do Papa Bento XVI e de peregrinos de todo o mundo. Pe. Álvaro, biólogo que reside em Teresina falou um pouco sobre a bioética e nossas atitudes em relação ao meio em que vivemos e enquanto isso a cruz e o ícone de Maria visitavam a penitenciária feminina junto com os jovens que foram como mensageiros da Boa Nova de Cristo JESUS.

Ficará registrada para sempre a noite do dia 17 de março, quando o público chegou a doze mil jovens, primeiro com a celebração da Santa Missa com Pe. Tony Batista e em seguida no show com as bandas Alto Louvor, Anjos de Resgate, Banda Vida (gravando seu DVD), Filhos da Mãe, Os Piradinhos e DDD. Os jovens louvaram ao Senhor e se fortaleceram para a caminhada rumo á JMJ. Ficou mais claro que o jovem tem força e potencial, que quando se uni á Cristo, faz as coisas acontecerem e que se depender de engajamento o Brasil vai sediar com louvor a Jornada Mundial da Juventude. Nossa equipe contemplou um grande presente de DEUS, ao ver que os jovens coordenaram esse evento com muito Carinho e Amor, que trabalharam meses para que ele pudesse acontecer e que estão caminhando pelos Caminhos de Jesus, que é Caminho, Verdade e Vida. Fica o chamado a toda a juventude, afinal O DEUS que criou a alegria, quer nos ver sorrir.

Em Floriano a cruz e o ícone de Nossa Senhora chegam no próximo dia 29 e permanecem até o dia 31 de março, com carreatas, celebração da Santa Missa e muito mais, juntos, façamos a nossa parte.

“ Ninguém te desprezes por seres jovem, ao contrário, torna-te modelo para os fiéis no modo de falar e de viver, na caridade, na fé e na castidade.” 1Tm. 4. 12

Nenhum comentário:

Postar um comentário