sábado, 10 de março de 2012

Templo de Deus.


A palavra “templo” tem uma conotação propriamente religiosa. Ela sempre fez parte do calendário do povo de Deus, tanto no Antigo como no Novo Testamento. O destaque maior, conforme a Sagrada Escritura foi o Templo de Jerusalém, o espaço sagrado do povo antigo da Palestina e lugar privilegiado de peregrinação pascal.

No tempo de Jesus, esse “lugar sagrado” tinha se transformado em “lugar profano”, em recinto de comércio e exploração, dos chamados “vendilhões do templo”. Jesus não se conformou com essa realidade e, numa atitude heróica, expulsou dali o que era incompatível com os objetivos daquele ambiente sagrado.

Devemos entender que a fé não pode simplesmente se transformar em objeto de mercado, pior ainda, de marketing. Às vezes acontece com o trabalho realizado com o dízimo, com interesses apenas de rendimentos econômicos e de pouca preocupação com a formação humana e cristã! Pode ajudar na construção de templo de pedra e não melhorar a vida das pessoas.

Os templos de pedra dever ser lugares onde se ensina as pessoas a viverem como verdadeiros irmãos. Quando o dinheiro é o mais importante, ele se torna prática de cobiça, privilegiando aqueles que são os “mais espertos”. Em vez de adoração do único Deus, Deus passa a ser transformado em dinheiro e instrumento de egoísmo.
Ao falar sobre o templo, Jesus quis mostrar que o verdadeiro templo não é formado de pedras e de quatro paredes. Ele fala do templo que é a própria vida da pessoa, no dizer de Paulo: “Pois o templo de Deus é santo e esse templo sois vós” (I Cor 3, 17). É esse templo que deve ser construído efetivamente em nossas comunidades.

Numa espiritualidade de hoje, o templo é o próprio Cristo, sendo Ele o lugar de encontro com o Deus da vida. É Ele ressuscitado e vivo no meio das pessoas, que deve ser procurado por todos nós. Na verdade, o templo é o próprio povo, são as comunidades cristãs que procuram vivenciar as palavras e os ensinamentos do Senhor.

colaboração, Dom Paulo Mendes Peixoto (Bispo de São José do Rio Preto - SP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário