sexta-feira, 21 de junho de 2013

Programa Espaço Jovem entrevista profissional sobre diabetes juvenil


A equipe do Programa Espaço Jovem, que faz parte da Pastoral da Comunicação da Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Floriano, conversou com o Dr. Marcos Vinícius Kalume sobre a diabetes juvenil ou infantil também conhecida como tipo 1, uma doença auto imune onde o pâncreas não é capaz de produzir insulina ou produz em capacidade insuficiente, por isso os pacientes não conseguem levar a glicose que está na corrente sanguínea para dentro das células, gerando assim um acumulo na circulação levando o paciente a uma hiperglicemia, por se tratar de uma doença auto imune, esses pacientes carregam uma alteração genética que os levam a esse quadro, explica o médico, havendo tratamentos somente para o controle do problema, algumas atividades físicas além de uma alimentação pobre em gordura, açúcar e sal são os tratamentos adjuvantes que servem para auxiliar no controle dos níveis glicêmicos.

Geralmente o paciente enfrenta dificuldades como uma limitação de crescimento, sobrepeso e mais probabilidades a infecções além de dispor de menos energia para atividades.

A criança pode apresentar uma indisposição para brincadeiras ou mesmo se alimentar sem ganhar peso ou ainda urinar bastante, “são pequenos sintomas que poderiam passar desapercebidos, que as mães começam a observar nos filhos” ressalta o doutor.

O tratamento em si é o controle glicêmico com o uso de insulina. O Dr. Marcos Vinícius que atende também na Clinicor, em Floriano, deixou dicas importantes para quem passa por esse problema: alguns jovens quando descobrem, preferem negar o problema, entretanto, ressalta: Tenham as precauções, tomem sua medicação, mantenham a atividade física, alimentação balanceada, procurando o auxílio de um nutricionista que fará uma dosagem melhor desses alimentos e faça exames periódicos. Dessa maneira o paciente conseguirá ter uma qualidade de vida.

Rauenna Emanuella/PASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário